Dúvidas mais frequentes sobre doação de medula óssea
No momento da inscrição já faço a doação da medula?
Não. No momento, apenas é preenchida uma ficha com seus dados e é coletado 10 ml de sangue (equivalente a medida para você fazer um exame de sangue normal).
Tomei bebida alcoólica ontem ou no dia, posso me inscrever?
Sim, nenhuma outra pessoa receberá esse sangue coletado. Nessa amostra será feito o exame de HLA (histocompatibilidade), cujo resultado ficará registrado no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea), e será também encaminhado para um banco mundial.
Se eu Doar agora e futuramente um parente meu precisar, terei para doar para ele?
Sim, a medula óssea é o único transplante que se faz em vida e não se fica sem, para que sua medula se reconstitua são necessários apenas 15 dias.
Medula Óssea é igual à medula espinhal?
Não. A Medula Óssea é a fabrica do sangue e se concentra na cavidade dos ossos e é mais ativa no osso do quadril. É composta essencialmente pelas células-mãe, que são as responsáveis pela fabricação dos vários elementos do sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos…)é a grosso modo, como o tutano que a gente vê no osso do boi.
Corro risco de ficar paralítico?
Não há registros de incidentes com o doador. O princípio básico da saúde é a saúde, portanto não há sentido em se prejudicar a saúde de alguém em favor de outro.
Quais as Doenças são proibitivas para inscrição como doador?
Aids, Câncer e Hepatite C. Portanto, hepatites A e B, pressão alta, diabetes, entre outras, não inibem a inscrição. Se você nunca fez exames específicos para essas doenças não se preocupe, no momento em que você for convocado como doador será feita uma bateria de exames.
Se já sou inscrito preciso me inscrever novamente?
Não, uma vez inscrito você ficará permanentemente inscrito, mas mantenha sempre seus dados atualizados para que possibilite sua localização caso você seja compatível com algum paciente. Isso é fundamental.
Tem algum tratamento alternativo para o paciente que precisa de transplante?
Lamentavelmente somente o transplante poderá permitir a cura desse paciente. Outros tratamentos aplicados, como por exemplo a quimioterapia, permitem um tempo maior de vida, mas não soluciona. Esse paciente tem uma medula doente e somente o transplante de medula poderá salvá-lo.
Se eu for o doador compatível com alguém, como é o transplante?
Há dois procedimentos:
• por punção de veia periférica: como na doação de sangue. O doador recebe uma medicação 5 dias antes do transplante, as células mães migram da medula óssea para o sangue, onde já estão em pequena presença. Esse procedimento dura umas 5 horas, o sangue vai sendo filtrado (aférese) e sendo separado e coletado somente as células-mãe (seu sangue continua com você) É retirado 10% da capacidade de um doador (assim como na punção do quadril), e a medula se regenera totalmente em apenas 15 dias.
• por punção no osso do quadril: esse procedimento é feito em centro cirúrgico e dura cerca de 40 minutos e precisa de anestesia geral. O doador tem alta no dia seguinte e pode sair dirigindo seu próprio veiculo, se for o caso. Ficará com uma dorzinha, como se estivesse levado um tombo, passa em dois ou três dias.
O que determina a escolha do procedimento em que se dará transplante?
Como já dito, a medula óssea é mais ativa no osso do quadril, por isso, nos casos de pacientes muito graves, que levaram muito tempo para achar um doador ideal, é recomendado a punção no quadril, porque o efeito para o paciente é o mais seguro, já que permite mais rapidamente seu restabelecimento