Multiplicando Vidas
Como se tornar um doador
Entenda
O QUE É
A MEDULA ÓSSEA
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecido popularmente por “tutano”. A medula óssea desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das células sanguíneas, pois é lá que são produzidos os leucócitos (glóbulos brancos), as hemácias (glóbulos vermelhos), e as plaquetas. Os leucócitos são os agentes mais importantes do sistema de defesa do nosso organismo, nos defendem das infecções. Pelas hemácias, o oxigênio é transportado dos pulmões para as células de todo nosso organismo e o gás carbônico é levado destas para os pulmões, a fim de ser expirado. As plaquetas compõem o sistema de coagulação do sangue.
Aférese
COMO SÃO OBTIDAS
AS CÉLULAS PARA O TRANSPLANTE
AFÉRESE (mais utilizada) - O doador faz uso de uma medicação por cinco dias com o objetivo de aumentar o número de células-tronco circulantes no seu sangue. Após esse período, a pessoa faz a doação por meio da máquina de aférese, que colhe o sangue da veia do doador, separa as células-tronco e devolve os elementos do sangue que não são necessários para o paciente. Não há necessidade de internação nem de anestesia, sendo todos os procedimentos feitos pela veia. A decisão sobre o tipo de doação é exclusivamente dos médicos.
Punção
COMO SÃO OBTIDAS
AS CÉLULAS PARA O TRANSPLANTE
PUNÇÃO (recomendadas em casos específicos, por necessidade especiais do doador ou do receptor) - A coleta de células para o transplante pode ser feita por meio de uma pequena cirurgia, sob anestesia, de aproximadamente 90 minutos, na qual são realizadas de quatro a oito punções com agulhas nos ossos da bacia, para que seja aspirada parte da medula. Retira-se um volume de medula de 15ml por quilo de peso do doador. Essa retirada não causa qualquer comprometimento à saúde do doador, que recebe alta no dia seguinte ao procedimento.
Saiba mais
Perguntas & Respostas
Consulte a lista de PERGUNTAS & RESPOSTAS no site do REDOME.